Blogger news



26 de mai. de 2011

Especialidade AR-18

Excursionismo Pedestre

Clube de Desbravadores Antares – 1º Região Associação Paulistana

Cuidados básicos que precisam ser observados em uma boa caminhada!
  • Busquem informações sobre o percurso. Isso requer saber a dificuldade da trilha, à distância e o tempo a ser gasto.
  • Não viaje sem alguém saber sobre seu destino e a que horas pretende voltar.
  • Leve sempre com você identificação pessoal e o número telefônico de um conhecido, da polícia, ou do corpo de bombeiros da região.
  • Se estiver em um grupo, respeite seus limites e não se importe em ficar por último, caso o seu ritmo seja mais lento. Se você estiver liderando, fique atento aos de ritmos mais lentos e apóie-os.
  • Ainda que o dia esteja ensolarado, inclua na bagagem um agasalho leve e uma capa de chuva.
  • As mãos devem estar livres. Todo o equipamento deve estar dentro da mochila.
  • Leve pelo menos um litro de água com você. Aumente para dois se o passeio for durar mais de cinco horas e você não tiver certeza de encontrar água potável no local. Não espere ter sede para tomar líquidos. Isso pode causar danos à saúde.
  • Seu tênis ou bota deve ter solado antiderrapante.
  • Alimentos práticos: sanduíches, frutas secas e frescas barras de cereais, castanhas etc. É importante que seja alimentado energético, fácil de carregar e pouco volumoso.
  • Tenha sempre à mão um estojo de primeiros socorros com pinças, agulha, algodão, álcool iodado, cotonete, espelho pequeno e bandagem triangular.
  • Inclua na bagagem um saquinho plástico para trazer o seu lixo de volta e outro para roupa suja ou molhada.
  • Como equipamento alternativo é conveniente levar: máquina fotográfica, telefone celular, lanterna, binóculos, lupa, caderno, lápis e apito. Fósforo ou isqueiro, canivete, guardanapos e papel higiênico podem ser necessários também.

Pés
Eles são o “equipamento” mais importante nessa aventura, podem fazer a diferença entre a alegria e a frustração de um passeio.
  • Tenha as unhas bem cortadas e limpas. Isso evitará desconforto, micróbios e fungos.
  • Use dois pares de meias para que a ficção ocorra entre elas e não com seus pés. Em caso de clima frio, um par deve ser de lã.
  • Tenha meias extras na mochila para o caso de molhar os pé, ou enquanto as outras secam depois de lavadas. As meias devem estar sempre limpas e secas.
  • Se alguma parte dos pés fica irritada, não espere apareceram bolhas. Aplique uma bandagem no local afetado, use uma agulha esterilizada para furar a bolha, apenas o suficiente para eliminar a água. Esterilize e cubra com bandagem suave.
  • O calçado deve calçar bem, ter boa tração, ser relativamente leve e secar rápido quando molhar. Evite calçado novo e os do tipo chuteira, que logo irritarão os pés no ponto de apoio das garras da sola.

Roupa
Clima quente e seco. É o clima mais agradável para uma boa caminhada, desde que o sol não seja muito forte. Exige poucos cuidados: boné para proteger do sol; camisa; calça comprida; roupa interior de algodão; meias (dois pares); sapatos adequados; jaquetas leves.
Clima frio e seco. Pode ser também agradável, mas exige cuidados adicionais: gorros que cubra até os ouvidos; camiseta; camisa de lã; calça comprida (prefira lã); ceroulão; roupa interior de algodão; pelo menos dois pares de meias leves e dois pares de meias de lã; luvas; blusas de lã e jaqueta leve. Lembre-se de que é preferível varias blusas finas do que uma pesada. Quando a temperatura ambiente ou corporal aumentar, será mais fácil equilibrar a temperatura ideal. Caso tenha apenas um casaco pesado, você ficará com frio ou sentirá muito calor.
Clima frio e úmido. Você tem como opção permanecer seco e quente, molhado e quente, seco e frio, molhado e frio. A primeira opção, a ideal, é quase impossível. A segunda, ainda é uma opção aceitável, mas as duas últimas são perigosas. Evite-as. A lista de vestuário é parecida com a opção anterior, acrescida de capa impermeável. Se a roupa for impermeável, não deve ser grudada ao corpo, pois impede a transpiração. Também não deve ser fechada nos pulsos, para não impedir a ventilação nos braços e costas. Tecido fino de náilon é preferível ao plástico. Lembre-se que somente a primeira peça de roupa junto ao corpo pode ser de algodão; roupa de algodão molhada ao corpo pode até matar, pois retira gradualmente a temperatura, provocando hipotermia. A lã, mesmo molhada, conserva a temperatura corporal, mantendo-o aquecido.

Velocidade
Mantenha velocidade constante, sempre que possível, lenta, para melhor observação da natureza e para que os menores (se estiver em grupo) não se cansem facilmente. O ritmo deve ser constante e a passo medido (pessoa média cerca de 75 cm). Além disso, o descanso é importante em caminhadas longas (cinco minutos de descanso para cada 20 minutos de caminhada). Em passeios curtos e com várias paradas com observações, o tempo deverá ser adequado aos participantes.

Regras de Cortesia e Segurança
Há muitas regras de proteção e conduta que podem tornar um passeio agradável e com final feliz:
  • Use roupas claras e reflexivas, caso a caminhada, ou parte dela, seja à noite.
  • Caminhe em propriedade particular, somente com autorização prévia.
  • Ao cruzar portões, cercas, cancelas etc., deixe-os como os encontrou.
  • Estando em grupo, caminhe em fila indiana. Na rua, por segurança, e para não atrapalhar o trânsito; nas trilhas, para não danificar a natureza.
  • Evite ruído e algazarra no campo. Isso pertuba a paz do ambiente e afugenta os animais.
  • Não tire nada mais, além de fotos; não deixe nada, além de pegadas.
  • Leve em conta a diferença e a capacidade física dos participantes.

Material Básico
01.      Mochila de tamanho suficiente para seus pertences,
02.      Saco de Dormir,
03.      Plástico para forrar o chão,
04.      Saco plástico para lixo,
05.      Casaco de nylon tipo "Anorak",
06.      Manteiga de cacau para os lábios (região fria),
07.      Agasalho, toucas, luvas e meiões,
08.      Objeto de higiene pessoal (inclusive papel higiênico),
09.      Lanterna de mãos,
10.       Cantil,
11.       Óculos escuro, chapéu ou boné,
12.       Fogareiro portátil, panela pequena e talheres,
14.       Corda de nylon e fósforo,
15.       Tênis ou bota para caminhada,
16.       Uma muda de roupas limpas e fechadas em saco plástico,
17.       Mapas, bússola, caneta e papel.

Alimentação
§        Sopas e alimentos desidratados,
§        Pão de forma integral,
§        Queijo em barra ou fatiado,
§        Bebidas instantâneas,
§        Frutas de consistência dura (laranja, maça...),
§        Chocolates, castanha ou amendoim,
§        Biscoitos empacotados,
§        Evite levar enlatado ou produtos perecíveis

EQUIPAMENTO ADEQUADO - Para qualquer atividade que envolva caminhada, é fundamental ter uma boa mochila, com uma barrigueira que permita distribuir o peso também nos quadris e não apenas nos ombros. Cuidado com as mochilas compradas em magazines e lojas de caça e pesca, elas podem não ser as mais adequadas para caminhadas de mais de um dia: na dúvida, procure orientação. O saco de dormir deve ser leve e adequado ao clima. Caso sinta necessidade de uma barraca, escolha uma que seja pequena e leve, porém resistente e impermeável. Para cada tipo de atividade, certifique-se que dispõe do equipamento mais apropriado. As improvisações ou o uso inadequado podem causar acidentes graves, principalmente em escaladas e em cavernas.

“A carga máxima recomendável para uma mochila é de 5 a 10% do peso de quem a carrega.” Acima disso, o peso fará pressão sobre os discos vertebrais.

O que fazer quando estiver perdido. ESAON

Estacionar        Sentar              Alimentar          Orar      Navegar

0 comentários:

Postar um comentário